quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

O bravo Luís do Rego


O bravo Luís do Rego, assim chamado em Ordem do Dia por Wellington
Luiz do Rego Barreto, 1." Visconde de Geraz do Lima, do Cons. de S. M., Com. das Ord. de Chr. e Torre e Espada, condecorado com a Cruz de Ouro da Guerra Peninsular e com a Medalha de Comando N.° 7; e por Suas Majestades Britânica e Católica com vários distintivos. Tenente-General. Em 1808 foi o primeiro que na província do Minho se declarou contra os franceses; organizou o batalhão de caçadores n.° 4, que com mandou; como coronel do Reg. de Inf. n.° 15 esteve nos assaltos de Badajoz e S. Sebastian, e aqui recebeu o cominando da 3." briga­da que conservou até 1815; em 1817 já no Rio de Janei­ro formou a Divisão dos Voluntários Leais d'el-Rei e com ela foi a Pernambuco com carta branca e comandando a expedição contra os rebeldes daquela capitania, sendo investido no posto de capitão general. Em 1822 foi Gov. das Armas do Minho, em 1823 General em Chefe da For­ca das três Províncias do Norte e em 1834 vogal do Su­premo Conselho de Guerra.

Pouco depois, tendo triunfado o absolutismo, foi desterrado para a Figueira e depois reformado em 182i, mas em 1827 foi readmitido com a patente de tenente-general, indo de novo para o Brasil, de onde regressou quando o infante D. Miguel estava no poder.

Foi então preso, mas conseguindo evadir-se do cárcere, refugiou-se em Espanha, voltando a Portugal somente depois de terminada a luta civil.

Em 1834 foi vogal do Supremo Conselho de Guerra e em 1835 novamente governador das armas da província do Minho, e em 1838 eleito senador por Viana do Castelo.

Luiz do Rego Barreto tinha a Cruz de Ouro por 5 campanhas da guerra peninsular e a medalha de comando pelas sete batalhas de: Bussaco, Badajoz, Arapiles, Victoria, S. Sebastian de Biscaia, Nivelle e Nive; as medalhas espanholas relativas a estas batalhas, bem como pelas de Fuentes de Onoro, Albuera, Pyreneos e Orthez. A Inglaterra também o condecorou com a medalha de oito campanhas ou batalhas: Talavera de Ia Reyna, Albuera, Salamanca, Vitoria, Pyreneos, S. Sebastian, Nivelle e Nive.

Foi agraciado com a carta de conselho de sua majestade e com o titulo de Visconde de Geraz, do Lima, por decreto de 27 de Abril, e carta do lei de 30 de Maio de 1835.

Nenhum comentário: